O meu trajeto começou quando me licenciei em Ciências da Comunicação. Uma encruzilhada de portas abriu-se diante do meu jovem conhecimento quando comecei a navegar pelos inúmeros temas que o curso me proporcionou. O último ano foi o mais fascinante. Foi o ano da especialização em publicidade. A criatividade estava ao rubro. As imagens, as cores, as palavras, os sons, as ideias… tudo contribuía para tornar real aquilo que só a mente conseguia ver.

Tudo era possível. Bastavam dois ingredientes: Criatividade e Organização. E o meu trajeto começou…

 

Um trajeto que tem sido preenchido por um conjunto de experiências que me enriqueceram não só como profissional mas também como pessoa.

 

A publicidade foi o mote que me permitiu crescer para outras áreas da Comunicação, nomeadamente para a importância de comunicar internamente pois os colaboradores são os nossos primeiros clientes – os mais fiéis e os mais motivados.

Mas “Comunicar” é um mundo. Um mundo de possibilidades. Formar pessoas - outro exemplo que cruzou o meu caminho. Acredito que aplicar a “Comunicação” nas ações de formação, vai além da transmissão de conhecimento mais ou menos técnico. Há um contributo muito maior a transmitir a cada indivíduo presente que o preenche e lhe dá sentido.

Mas podemos continuar a Comunicar se passarmos para os eventos. Haja criatividade e organização! Imprevistos e soluções. Ansiedade e satisfação. As emoções comunicam das mais diversas formas.

Daqui para o Marketing foi um caminho natural. A minha criatividade estendeu-se à estratégia e a outros intervenientes do processo, para além dos clientes. Tive inclusivamente a grata experiência de ir conhecer o outro lado – o das vendas. E mais uma vez continuamos a Comunicar.

 

É impossível negar a presença da Comunicação em tudo aquilo que fazemos, experienciamos e vivemos. Ela assume diversas formas sempre com mesmo propósito: transmitir algo ao outro. Mas “Comunicar”, dizem os livros, implica enviar uma mensagem que parte de um Emissor para um Recetor. É por isso que Comunicar é primeiramente um ato interior. Depois expande-se.

Hoje, uns bons anos mais tarde, continuo a acreditar que tudo é possível. Mas acrescento mais um ingrediente aos anteriores: Criatividade, Organização e Pessoas.

 

É este acreditar que me levou a ser o que sou hoje: Consultora de Comunicação.

Consultora Comunicação

Desenvolvi planos de comunicação e coordenei projetos de comunicação em várias áreas como produtos de higiene e cosmética, consultoria de imagem, vestuário, terapias manuais, formação, entre outros.

Escola Formação Terapias Manuais

Enquanto responsável pela área de Comunicação, estive envolvida em projetos como o processo de Certificação da DGERT, o desenvolvimento de parcerias com Universidades, coordenação Marketing Digital e realização de newsletters.

Indústria Farmacêutica

Pertencendo ao Departamento de Marketing, desenvolvi trabalhos nas áreas de análise de mercado,  planos de marketing,  material promocional, comunicação institucional e organização de eventos, formação e gestão administrativa.

Mediação Imobiliária

Neste setor desenvolvi competências enquanto Diretora da Revista "Bolsa Imobiliária" e Gestora Interna da Qualidade. Realizei press releases e anúncios de imprensa.  Responsável pela Imagem institucional e contacto com sede internacional.